História da Casa

A Casa Senhora do Carmo, foi fundada em 02 de Janeiro de 1942 por Maria do Carmo Cardozo e seu esposo Alcebíades Cabral Cardozo sob orientação espiritual do Velho Paraguassú e comando geral do Espírito Pedro Kerjan (Médico francês, naturalizado brasileiro humanista, espírita, estudioso da alma humana que viveu no século XVIII, veio para o Brasil nesta época, trabalhou com o Dr. Dias da Cruz e após o seu desencarne no Rio de Janeiro, passou a atuar no Ministério da Regeneração na Colônia Espiritual Nosso Lar).

Inicialmente, fundada sob o nome Tenda Paz e Humildade Nossa Senhora do Carmo. Posteriormente, após sua regulamentação e reconhecimento como de utilidade pública, passou a denominar-se Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo, hoje, carinhosamente chamada de Casa Senhora do Carmo. Centro da Religião Umbandista traz em sua bandeira o lema PAZ e HUMILDADE. O Velho Paraguassú atuou frente à mesma através da mediunidade de incorporação, junto à médium Maria do Carmo Cardozo, carinhosamente chamada de mãezinha pelos médiuns de então. 

Durante muitos anos, D. Maria esteve à frente da Casa, ampliando suas atividades religiosas e assistenciais tornando-a conhecida em todo o município de Niterói e adjacências. Implantou atendimentos médicos, dentários e de saúde pública. Criou o atendimento fraterno a várias comunidades. Ampliou através da implantação de um Centro de Estudos, associado à Biblioteca, a divulgação, as pesquisas e o ensino da Doutrina Espírita Umbandista. Junto a Paraguassú muita caridade fez. Aos 53 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ficando restrita nos movimentos e passando a depender de cadeira de rodas, o que não a impediu de continuar exercendo a caridade e nem se afastar das Consultas Espirituais realizadas por Paraguassú. Após seu desencarne, em 1962 passou a colaborar com a Sala de Cura, tornando-se orientadora desta atividade, através dos médiuns Alésio Mainier e posteriormente Angela Cantarino. Hoje, encontra-se na Pátria Maior preparando-se para nova jornada na Terra através da reencarnação, deixando a Sala de Cura aos cuidados dos Espíritos Rachnid Abdulah e à Irmã Soror Maria Imaculada.

Durante o período em que esteve à frente da Casa, Maria do Carmo Cardozo, através da psicografia trouxe ao conhecimento do público o livro intitulado “As Cinco Vidas de Paraguassú”, por este ditado, para conhecimento de todos através da psicografia de Maria do Carmo Cardozo.  (O livro encontra-se disponível para compra na sede da Casa Senhora do Carmo ou através de nosso e-mail).

Grandes e ilustres médiuns passaram por esta Casa de caridade honrando o legado deixado por Maria do Carmo Cardozo, como: Hilda, Zilda, Silvia, Rocha, Antônio Luso, Elvira, Alésio, Hercílio (único ainda entre nós), René, Edmardo, Candido, Ovídia, Eurídice, Leonardo, Nelsinho, Nelson, Emídio, Mário, Alésio, Godoy, Euclides, Loureiro, Hélio, Efigência, Rosa, Elza, Nezinho, Maria do Carmo e Lélia. E não podemos olvidar do nome do ilustre e abnegado médico Dr. Zurick Rossi, o qual implantou o Ambulatório de Saúde e esteve à frente durante quase 40 anos, atendendo diariamente a todos os pacientes, com carinho e dedicação. 

Durante muitos anos esteve à frente da Casa, o ilustre médium Alésio Mainier, o qual dividiu esta direção com o Caboclo Ubirajara e nos deixou grandes exemplos de humildade, compaixão, amor ao próximo e de abnegação.

Em meados de 1989 a médium, então Kardecista, Angela Cantarino teve sua formação inicial da doutrina na Mocidade Espírita Ranulfo Xavier, mantida pelo Centro Espírita Leôncio de Albuquerque, no bairro do Fonseca, nesta cidade. Foi trazida para esta Casa, por seu Protetor e Orientador Espiritual o Caboclo Tibiriçá e recebida por Alésio Mainier, que sob as designações de Pedro Kerjan foi preparada para em futuro próximo estar a frente da mesma. E, então, no ano de 1990 Angela Cantarino passou a dividir com Alésio, sob orientação respectivamente de Tibiriçá e Ubirajara, as atividades da Casa Senhora do Carmo. 

Desde 1991, até a presente data, após o afastamento do Irmão Alésio por motivo de doença e posteriormente o seu desencarne, a médium Angela Cantarino e o chefe Caboclo Tibiriçá têm permanecido à frente da Casa Senhora do Carmo sob a orientação de Pedro Kerjan.

O Caboclo Tibiriçá apresenta-se como chefe da Falange Dois Irmãos, a qual traz em sua bandeira os dizeres “Fraternidade Universal”, que segundo ele será a religião do futuro. Sob a égide da fraternidade este ilustre espírito apresenta-se com uma assinatura e nos reverência sempre com a seguinte saudação “XE ANGA ORO NDERESSÉ” que significa “MINHA ALMA FOGE PARA VOCÊ”.

Conta-nos Tibiriçá, ter tido a sua última encarnação em terras brasileiras, como índio, sendo apesar da pouca idade XAMÃ de sua tribo. Desencarnou em meados de 1534, aos 29 anos de idade, decorrente de confronto com os colonizadores portugueses. Relata-nos também ter sido um ensaísta e poeta português no Século XIII. Com sua personalidade forte e bom humor, têm trazido à Casa grandes realizações de amor e caridade. Com a sua sabedoria orienta a todos; consulentes, frequentadores e médiuns, lhes implantando tranquilidade e estimulando a fé e a esperança.

Este, incansavelmente conduz a Casa Senhora do Carmo, através da mediunidade inconsciente de Angela Cantarino, com pulso firme e abnegação. Conta com o apoio e parceria dos Auxiliares de Terreiro, como também dos Vice-Diretores Espirituais; Caboclo Ubiratã através da médium Júlia Carrilho, Vovó Catarina através da médium Renata Lopes Ferreira  e a Vovó Divina através da médium Miriam Cruz.

O empenhado corpo mediúnico conta com a atuação dos Cambonos: Antônio Carlos da Silva, Wagner Brazil e Alexandra Monteiro.  

Conheça o nosso espaço! A Casa Senhora do Carmo, oferece muitas atividades e busca o acolhimento não só espiritual como ambiental. E veja abaixo algumas imagens importantes em nossa história.