Os Mensageiros
O homem vulgar costuma estimar as expectativas ansiosas à espera de acontecimentos espetaculares, esquecido de que a Natureza não se perturba para satisfazer a pontos de vista da criatura.
Não é salto do desequilíbrio, é passo da evolução, simplesmente.
A morte física não é salto do desequilíbrio, é passo da evolução, simplesmente.
A maneira do macaco, que encontra no ambiente humano uma vida animal enobrecida, o homem que, após a morte física, mereceu o ingresso nos círculos elevados do invisível, encontra uma vida humana sublimada.
Naturalmente que, grande número de problemas, referentes à Espiritualidade Superior, aí espera a criatura, desafiando-lhe o conhecimento para a ascensão sublime aos domínios iluminados da vida.
O progresso não sofre estacionamento e a alma caminha, incessantemente, atraída pela Luz Imortal.
Felizes os que buscarem na revelação nova o lugar de serviço que lhes compete, na Terra, consoante a Vontade de Deus.
O Espiritismo cristão não oferece ao homem tão somente o campo de pesquisa e consulta, no qual raros estudiosos conseguem caminhar dignamente, mas, muito mais que isso…
…revela a oficina de renovação, onde cada consciência de aprendiz deve procurar sua justa integração com a vida mais alta, pelo esforço interior, pela disciplina de si mesma, pelo auto-aperfeiçoamento.
Não é fácil prestar assistência espiritual aos homens na Terra, trazer a colaboração fraterna dos planos superiores aos Espíritos encarnados não é obra mecânica, enquadrada em princípios de menor esforço.
Claro, portanto, que, para recebê-la, não poderá o homem fugir aos mesmos imperativos.
É indispensável lavar o vaso do coração para receber a ‘’água viva’’, abandonar envoltórios inferiores, para vestir os ‘’trajes nupciais’’ da luz eterna.
Se procuras, amigo, a luz espiritual; se a animalidade já te cansou o coração, lembra-te de que, em Espiritualismo, a investigação conduzirá sempre ao infinito…
…tanto no que se refere ao campo infinitesimal, como à esfera dos astros distantes, e que só a transformação de ti mesmo, à luz da Espiritualidade Superior, te facultará acesso às fontes da Vida Divina.
E, sobretudo, recorda que as mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus…
…para que faças o inventário de tuas próprias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor.
Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito de André Luiz – Trecho do livro “Os Mensageiros”.